Conversa com a gerente Fernanda Tavares esclarece dúvidas, desmistifica o tema e reforça a importância de se falar sobre o assunto em família

A regulação de sinistros no Seguro de Vida pode parecer algo distante para muita gente, mas não deveria ser. Por isso, o assunto foi o ponto de partida do novo episódio do PodCap, o podcast da CAPEMISA, que chega à 10ª edição com uma conversa leve, informativa e acessível sobre um tema fundamental para quem já tem ou pretende contratar esse tipo de produto.
O bate-papo teve a participação da Gerente de Regulação de Sinistros da CAPEMISA, Fernanda Tavares, que compartilhou sua experiência na área e explicou, de forma clara, o que está por trás desse processo: quem atua nessa etapa, como garantir uma análise ágil e transparente, quais documentos são exigidos e por que é essencial deixar a família informada sobre a existência e os detalhes do seguro.
Fernanda explicou, por exemplo, que na CAPEMISA a agilidade no pagamento das indenizações é uma prioridade. Enquanto a regulamentação do setor prevê um prazo de até 30 dias para a quitação dos sinistros, a Companhia alcança uma média de apenas 1,7 dia para efetuar 83% dos pagamentos, contados a partir do recebimento da documentação completa. Esse desempenho, viabilizado por processos otimizados, tecnologia e inteligência artificial, reflete o compromisso de estar próximo do Cliente no momento em que ele mais precisa, garantindo o cumprimento rápido do que foi contratado e, muitas vezes, atendendo demandas urgentes das famílias beneficiárias.
“Quando ocorre um imprevisto, é a área de regulação que cuida de toda a documentação e garante que tudo seja feito conforme as condições previstas em contrato. Estamos ali para prestar um suporte, e não para dificultar”, explica Fernanda.
O episódio também buscou desmistificar o processo de regulação de sinistros. Segundo a Gerente, é comum que as pessoas associem o setor à burocracia ou a negativas de cobertura, mas esse cenário vem mudando com mais informação, processos digitais e um olhar mais humano para os momentos delicados que envolvem a perda de um ente querido, por exemplo.
Nesse contexto, Fernanda destacou a iniciativa ‘Sinistro Consultivo’, adotada pela CAPEMISA para tornar a experiência dos beneficiários mais acolhedora e eficiente.
“Mais do que pagar rapidamente, queremos que o Cliente se sinta compreendido, assistido e respeitado. O ‘Sinistro Consultivo’ é uma mudança cultural, em que assumimos o papel de guiar o beneficiário com empatia e responsabilidade. O resultado é uma experiência mais leve e humana, mesmo em momentos difíceis.”
Outro destaque da conversa foi o alerta para a importância de se falar sobre o Seguro com a família. Em muitos casos, os beneficiários nem sabem da existência da apólice, o que dificulta ou até impede o recebimento do valor contratado.
“É um tema delicado, mas necessário. O Seguro é um ato de cuidado, e quem contrata precisa garantir que as pessoas próximas saibam como acessar esse recurso”, orienta Fernanda.
Com cerca de 40 minutos de duração, o episódio completo está disponível no canal oficial da CAPEMISA no YouTube:
https://youtu.be/2jraGO-9-Qs?si=JWUfUMh9bjSJhUiN. Os cortes com os melhores momentos também podem ser acompanhados nas redes sociais da seguradora: https://www.instagram.com/capemisaseguradora/
Sobre a CAPEMISA Seguradora
Nascida de uma história de dedicação e proteção à vida das pessoas há 65 anos, a CAPEMISA Seguradora investe em um modelo de negócio onde a segmentação é a estratégia para a obtenção de resultados de crescimento. Atua em duas linhas de negócios: Vida e Previdência, e vem concentrando seus esforços para melhor entender as necessidades de seus Clientes, seus parceiros de negócios e desenvolver soluções customizadas. A Companhia tem 29 sucursais pelo país e mais de 17 milhões de Segurados. Está entre as dez seguradoras independentes mais rentáveis do país, com reconhecimento em rankings corporativos importantes como Valor 1000, Época Negócios 360° e Great Place to Work.
Sobre CAPEMISA Capitalização
Criada em 2011, a CAPEMISA Capitalização desenvolve títulos de Capitalização e soluções de negócios com sorteios para diversos setores da economia, contribuindo para o fomento de atividades filantrópicas, aumento das vendas, elevação de ticket médio e giro de estoques. Destaque na revista Valor 1000, de 2024, entre as 10 maiores empresas de Capitalização do País.